sábado, 8 de dezembro de 2007

Pare de tomar a pílula!

Olá!

Sobrevivi à apresentação do meu TCC! Tem algumas alterações a serem feitas, mas a apresentação foi bastante elogiada.

O título estranho dessa postagem é o título do artigo que vou transcrever (leia-se: colar, rss) a seguir, que recebi do meu professor Luis Augusto Zillmer Cardoso, vale a pena ler!



PARE DE TOMAR A PÍLULA

Se os dados de uma pesquisa do Instituto Gallup estiverem certos, vai faltar pílula motivacional no Brasil. Isso porque o estudo mostra que somente 26% dos funcionários da maioria das empresas estão comprometidos, enquanto 55% não estão e outros 19% estão ativamente descomprometidos, ou seja, seria melhor nem irem ao trabalho para não contaminar os demais. A mesma pesquisa diz que 71% das pessoas deixam as empresas por causa dos chefes, principalmente pela falta de comunicação.As causas da desmotivação são as mais diversas e incluem desde a ambição por ganhar mais, de crescer, de ser reconhecido e também porque uma maioria não gosta do que faz - não confundir com fazer apenas o que se gosta, ou nada seria produzido no mundo. Howard Schultz, fundador de uma rede de café expresso e que tem mais de 6 mil lojas no mundo, diz que "as pessoas querem ser parte de algo maior do que elas mesmas, ser parte de algo quem as deixe orgulhosas a lutar por algo em que confiam".Se serve de conselho, aqui vai. Descubra logo o que você não gosta de fazer e pare logo de fazer. Só contrate alguém para a sua empresa que for apaixonado pelo que faz. A paixão move as pessoas. Deve existir uns 10 milhões de brasileiros que não desistem nunca, que estão dispostos a trabalhar, a estudar e a se dedicar mais do que a grande maioria. É melhor contratar direito ou nem contratar para depois ter de distribuir pílulas motivacionais ou balões de gás para o funcionário trabalhar.Além disso, experimente dar um buquê de flores ou uma caixa de bombons de boas-vindas no primeiro dia do colaborador, crie um manual do funcionário para ele entrar na cultura da empresa, crie um programa de comunicação interna, procure entender o que o motiva, dê uma causa para ele acreditar, faça uma festa da pizza sem motivo, dê retorno e converse com seus funcionários. Não é receita, mas provavelmente sua empresa vai conseguir crescer aqueles 20% almejados todos os anos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Amanhã é o grande (ou não) dia!

Amanhã, quinta-feira, 06 de Dezembro de 2007, apresento meu TCC (trabalho de conclusão de curso)!
O trabalho ficou legal, gostei dele, só preciso estudar para apresentar, e não tenho a menor vontade de estudar... vê se pode! Eu sei o que está escrito, acho muito chato ficar relendo aquele negócio. Mas preciso estudar, a fundamentação teórica eu fiz em abril, não lembro mais de tudo, e tem legislação, que eu preciso saber exatamente como é.
Ainda bem que o negócio é rápido, de meia hora a 40 minutos, não mais. A apresentação eu já montei, só estudar e ensaiar...
Aí estou de férias por 2007, semestre que vem tenho mais três matérias, e aí finalmente termino uma faculdade (das quatro já iniciadas...).
A preocupação com a apresentação passa pelo conteúdo, não esquecer nada, que roupa vestir, back-ups da apresentação... e as possíveis perguntas da banca!!! Isso me preocupa, procurei fazer o texto do TCC o mais completo possível, para não deixar dúvidas.

Agora vou estudar.

Beijos e até mais.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Falso seqüestro..

Olá meus amigos! Voltei!


Não postei há exatamente uma semana, não por falta de assunto mas de tempo... até dava vontade de escrever um parágrafo só para não deixar em branco, mas acho que aí o blog ficaria sem graça.

Ontem foi um dia diferente, tivemos um treinamento de campo, no centro de treinamento do exército em Joinville. Foi ótimo, fizemos algumas atividades bem diferentes, que exigiram esforço físico e coragem. O objetivo (totalmente atingido) foi trabalhar valores como trabalho em equipe, confiança e colaboração. Muitas atividades, sem o apoio da equipe, não poderiam ser realizadas. O nosso grupo, Equipe Ouro, estava muito legal, com pessoas ótimas, e um facilitador excelente, que conseguiu extrair bastante coisa do grupo e provocar reflexões bem profundas.

Quero comentar um incidente que aconteceu com uma colega que participava do treinamento, não pedi autorização para ela, mas não vou citar nomes, e relato o fato aqui com fins informativos, como maneira de alertar os meus amigos e família que lêem o blog, acho que ela não se oporia. Vou chamá-la de Rejane.
Quando retornamos da trilha, contaram para a minha colega que o pai dela esteve procurando por ela, pois ligaram para ele dizendo que a Rejane tinha sido sequestrada. O pai foi até o centro de treinamento com o celular ligado, suposto seqüestrador em linha, perguntando pela Rejane. Foi informado que ela estava bem, participando de atividade em grupo. O pobre pai estava apavorado, imaginem o alívio e alegria dele ao saber que a filha estava bem, deram um tremendo susto nele. Que bom que ele teve a presença de espírito de ir procurar a filha, e que ela estava em um local acessível.
O recado que fica: se alguém ligar dizendo que me seqüestrou, manda se f____ (desculpem a vulgaridade, mas quem faz esse tipo de coisa não merece tratamento melhor), desliga o telefone e não atende mais.
Se vc receber uma ligação dessas e ficar em dúvida, não diga nunca o nome da pessoa, peça características físicas dizendo que quer se certificar que é a própria pessoa, do tipo, "ela tem uma mancha no braço esquerdo?", e alterne características falsas com verdadeiras. Faça perguntas pessoais, que só a própria pessoa saberia confirmar. Enquanto conversa com o seqüestrador, peça para outra pessoa entrar em contato com a "vítima", confirmando se está bem.
Nunca me aconteceu, acredito que deve ser bem difícil manter a calma e o auto-controle numa hora dessas, os seqüestradores ameaçam que vão acabar com o seqüestrado se não receberem o que querem imediatamente, mas pense assim: a pessoa só tem valor para eles viva, se eles cometerem assassinato única coisa que terão com isso é um grande problema. Caso estejam com a pessoa mesmo, vão insistir, voltarão a ligar várias vezes, mas enquanto isso você tem tempo para localizar a pessoa.

Ah, agora acho que já é possível novamente comentar no blog!

Beijos, boa semana!