sábado, 8 de dezembro de 2007

Pare de tomar a pílula!

Olá!

Sobrevivi à apresentação do meu TCC! Tem algumas alterações a serem feitas, mas a apresentação foi bastante elogiada.

O título estranho dessa postagem é o título do artigo que vou transcrever (leia-se: colar, rss) a seguir, que recebi do meu professor Luis Augusto Zillmer Cardoso, vale a pena ler!



PARE DE TOMAR A PÍLULA

Se os dados de uma pesquisa do Instituto Gallup estiverem certos, vai faltar pílula motivacional no Brasil. Isso porque o estudo mostra que somente 26% dos funcionários da maioria das empresas estão comprometidos, enquanto 55% não estão e outros 19% estão ativamente descomprometidos, ou seja, seria melhor nem irem ao trabalho para não contaminar os demais. A mesma pesquisa diz que 71% das pessoas deixam as empresas por causa dos chefes, principalmente pela falta de comunicação.As causas da desmotivação são as mais diversas e incluem desde a ambição por ganhar mais, de crescer, de ser reconhecido e também porque uma maioria não gosta do que faz - não confundir com fazer apenas o que se gosta, ou nada seria produzido no mundo. Howard Schultz, fundador de uma rede de café expresso e que tem mais de 6 mil lojas no mundo, diz que "as pessoas querem ser parte de algo maior do que elas mesmas, ser parte de algo quem as deixe orgulhosas a lutar por algo em que confiam".Se serve de conselho, aqui vai. Descubra logo o que você não gosta de fazer e pare logo de fazer. Só contrate alguém para a sua empresa que for apaixonado pelo que faz. A paixão move as pessoas. Deve existir uns 10 milhões de brasileiros que não desistem nunca, que estão dispostos a trabalhar, a estudar e a se dedicar mais do que a grande maioria. É melhor contratar direito ou nem contratar para depois ter de distribuir pílulas motivacionais ou balões de gás para o funcionário trabalhar.Além disso, experimente dar um buquê de flores ou uma caixa de bombons de boas-vindas no primeiro dia do colaborador, crie um manual do funcionário para ele entrar na cultura da empresa, crie um programa de comunicação interna, procure entender o que o motiva, dê uma causa para ele acreditar, faça uma festa da pizza sem motivo, dê retorno e converse com seus funcionários. Não é receita, mas provavelmente sua empresa vai conseguir crescer aqueles 20% almejados todos os anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal... boa estadia conosco...

eme disse...

Mana, eu te amo ♥